CTE Centro de Treinamento Empresarial

Treinamento motivacional

Treinamento Motivacional
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Faça a sua inscrição

O que é treinamento motivacional?

Antes de irmos direto para o conceito de treinamento motivacional, precisamos entender o que é motivação.
De acordo com o dicionário, motivação é o ato ou efeito de despertar o interesse em algo.
Desta forma, o treinamento motivacional nada mais é do que tipo de treinamento e desenvolvimento que tem o objetivo de aumentar o engajamento e interesse dos colaboradores na organização.
É um conceito bastante simples, não é? Porém, muitas empresas entendem que motivação é apenas sobre fornecer recompensas financeiras aos colaboradores, mas na verdade vai muito além disso. É sobre reunir práticas que farão com que o colaborador se sinta valorizado e entenda que o seu trabalho é importante para a empresa.

Os líderes e os gestores do negócio também precisam vivenciar essas práticas para se sentirem motivados e conseguirem entregar o melhor trabalho. E assim como eles, as equipes que trabalham com atendimento ao público (como vendas e suporte ao cliente) também merecem uma atenção especial, afinal, como fornecer o melhor atendimento aos clientes se você está se sentindo desmotivado?
Além de tudo que já falamos, o treinamento motivacional também é importante porque motivação e crescimento andam juntos e dificilmente um colaborador desmotivado terá planos de crescer na organização e colaborar cada vez mais com a empresa.
Então, para resumir tudo que já te contamos, podemos dizer que o treinamento motivacional:

  • Vai muito além de oferecer recompensas
  • Deve ser ministrado para todos os níveis organizacionais
  • É fundamental para que os colaboradores queiram crescer dentro da organização

Veja quais são os benefícios do treinamento motivacional:

Melhora a produtividade e a qualidade do trabalho

Quando um colaborador está desmotivado ele certamente não vai fazer o trabalho com a mesma qualidade e no mesmo tempo que ele faria se estivesse motivado. Se você já realizou alguma tarefa assim, certamente conhece a sensação, não é? Por isso, o treinamento motivacional contribui diretamente para a melhora de produtividade e da qualidade do trabalho executado por esses colaboradores.

Diminui a rotatividade

A maioria dos estudos sobre turnover revelam que a falta de motivação é uma das principais razões para a alta taxa de rotatividade de colaboradores. E não é por menos. Colaboradores desmotivados geralmente não têm pretensão de crescer dentro da empresa e certamente estão buscando – ou vão buscar em breve – outra organização para trabalhar.
Esse entra e sai de colaboradores custa caro para a organização e pode comprometer a produtividade de toda uma equipe. Por isso, o principal objetivo do departamento de recursos humanos de muitas empresas é diminuir esse turnover, e o treinamento motivacional atua diretamente nessa diminuição.

Melhora o clima organizacional

O clima organizacional é a percepção que os colaboradores têm da empresa que trabalham e envolve aspectos como: gestão, espaço físico e equipe de trabalho. O clima organizacional pode ser medido pelo índice de satisfação dos colaboradores com a empresa.
Dessa forma, o treinamento motivacional impacta diretamente nesse índice, pois o colaborador motivado e engajado certamente terá altos níveis de satisfação na maioria dos aspectos do clima organizacional.
Além disso, o treinamento trabalha com questões emocionais do colaborador e, por isso, os profissionais que passam por esse tipo de treinamento olharão a empresa com um olhar mais otimista.

Aumenta o envolvimento dos colaboradores nas tomadas de decisão

Como te contamos anteriormente, o treinamento motivacional impacta diretamente no engajamento dos colaboradores na organização. E colaboradores engajados vão opinar, dar ideias e dicas, porque eles se importam com o futuro da empresa e querem participar verdadeiramente do seu crescimento.

Ligar
Rota