CTE Centro de Treinamento Empresarial

Curso de departamento pessoal e RH

Curso de departamento pessoal
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Sobre o curso

O profissional que atua na área de departamento pessoal tem diversas atividades em seu dia-a-dia. Em sua grande maioria são atividades rotineiras, mas temos as famosas particularidades e exceções que, de certa forma, é o que nos dá muita experiência. Estas são as atividades do nosso departamento pessoal

Processo de admissão e demissão: Pegar os documentos do colaborador para cadastrar no sistema operacional da empresa. Emitir contrato de experiência, ficha de registro, ficha e declaração de dependentes, regulamento interno, etc. Gerar o aviso prévio e comunicar a dispensa ao colaborador.

Controle de exame admissional, demissional, periódico, troca de função e retorno ao trabalho: O colaborador só poderá ingressar ou voltar ao trabalho após os exames realizados.

Controle e atualização do cadastro dos colaboradores: Verificar sempre se o cadastro dos colaboradores está atualizado (principalmente o endereço).

Controle e apuração do ponto eletrônico ou mecânico: Conferir sempre a quantidade de horas nos relatórios do ponto eletrônico e apurar de forma manual os cartões picas no relógio mecânico.

Benefícios: Compra de vale transporte, vale alimentação e/ou refeição, plano de saúde e/ou odontológico, etc.

Folha de pagamento: Lançar todas as informações de horas extras, atrasos, faltas, afastamento médico, etc. Calcular e conferir a folha de pagamento. Calcular e conferir os impostos pertinentes a folha de pagamento (IRPF, INSS, FGTS, PIS e contribuições sindicais).

Rescisão: Apurar o tipo de rescisão (sem justa causa, com justa causa, pedido de demissão, etc). Avaliar e conferir as verbas rescisórias. Transmitir a GRPF. Comunicar a movimentação a conectividade social (emitir a chave de segurança para saque do FGTS e gerar guia do seguro desemprego através do Empregador Web).

Obrigações: SEFIP, CAGED e RAIS.

Atendimento aos clientes internos e externos: Orientar e solucionar problemas do dia-a-dia.

Arquivo e organização: Arquivar de forma correta todos os documentos relacionados à rotina do departamento pessoal.

Recursos humanos: Recrutamento e seleção, perfil profissional e como se comportar em uma entrevista.

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